terça-feira, 13 de outubro de 2009




Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente 

Liceu do Ceará


O Coletivo Jovem de Meio Ambiente (CJ) foi criado no ano de 2003, durante um processo de mobilização em prol da Educação Ambiental: Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), realizada pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA e Ministério da Educação - MEC.


Neste processo os jovens foram co-responsáveis pela organização de todo processo de conferência nos estados, seguindo o princípio “jovem educa jovem, jovem escolhe jovem e uma geração aprende com a outra”, ou seja jovens contribuindo no engajamento de outros jovens.


Os CJs permanecem em atividade até hoje, atuando em projetos relacionados com a temática socioambiental. Atualmente participam do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas - MEC (com Vida), fazem parte das COEs (Comissões Organizadoras Estaduais), responsáveis por organizar a Conferência Infanto-Juvenil nos seus estados, realizam ações próprias de mobilização e estão articulados na Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA), da qual em muitos locais são os principais representantes, possuindo uma ação vasta em todo o território nacional.

Percebendo a Importância da participação juvenil de alunos estudantes do ensino médio na discurssão das questões ambientais, se articulou um grupo de 43 jovens formando-se assim mais um CJ no estado do Ceará no Colégio Estadual Liceu do Ceará.

Contatos
Coletivojovemliceudoceara@gmail.com


Seminário para Troca de Experiências e Culminância de COM-VIDAS





Nos dias 09, 10 e 12 de Junho, realizou-se no Hotel Amuarama em Fortaleza, o Seminário para Troca de Experiências e Culminância de COM-VIDAS (Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de vida), promovido pela Secretaria de Educação do Ceará/SEDUC em parceria com o Coletivo Jovem de Meio Ambiente do estado.
Com caráter avaliativo, o evento reuniu monitores e alunos integrantes de COM-VIDAS do interior do estado, no qual, ano passado haviam participado da preparação repassada e mediada pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente, para atuarem quanto multiplicadores na formação das com-vidas, visando implementar a Agenda 21 nas escolas. O Objetivo de avaliar o processo vivenciado na escola durante a realização das oficinas de com-vidas, trouxeram importantes reflexões sobre o processo de enraizamento da Educação Ambiental nas escolas, através da troca de experiências, potencializando o debate entre os jovens e Construindo um Plano de Ação traçando metas e bases para assegurar o andamento e atuação das com-vidas nas escolas.
Vale ressaltar que também estiveram presentes escolas do Projeto Tecendo Redes, financiado pelo FNDE em parceria com a Universidade de Campinas/UNICAMP, que também formou Com-vidas em 20 escolas, sendo 4 do município de Guaramiranga e 16 de Fortaleza, estiveram juntamente com as outras escolas contribuindo na troca de experiências adquiridas no decorrer do projeto e fomentando a importância da Criação de uma rede de com-vidas para o debate contínuo e fortalecimento desses grupos nas escolas.




CJ Liceu do Ceará participa de Almoço 
com Senadora Marina Silva PV/AC


Existe um movimento civil e suprapartidário em prol da democracia com sustentabilidade cuja ação central é a apoiar a liderança de Marina Silva na construção do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Nascido em 2007 e impulsionado por uma rede de jovens, inicialmente objetivou despertar na sociedade e na própria Marina a semente da possibilidade de se tornar uma candidata à presidência do país.

O movimento ganhou projeção nacional e internacional via internet a partir de abril de 2009, hoje contando com mais de 9.500 integrantes, em todos os estados e em mais de 90 municipios Brasileiros.

Logrado o primeiro objetivo, está atualmente promovendo a organização autogestionária dos cidadãos e cidadãs que, em 2010, darão suporte para que Marina Silva firme o ecodesenvolvimento na agenda política do país, colocando em prática um novo jeito de fazer politica.

O movimento existe de forma totalmente independente de Marina e de seu partido.



Coletivo Jovem Liceu do Ceará Participa da II Amostra de Ciências e Cultura da SEFOR


Nos dias 09 e 10 de Outubro o Coletivo Jovem pelo Meio Ambiente Liceu do Ceará esteve participando da II Amostra de Ciências e Cultura da SEFOR, o evento contou com a participação de diversos alunos de escolas do ensino médio, com o objetivo de apresentarem experiências científicas e culturais relacionadas a diversas questões. O CJ- Liceu esteve apresentando suas experiências, quanto a sua formação, retratando metodologia aplicada e troca de experiências na área da Educação Ambiental enquanto Ciências da Natureza. 
O evento teve o Apoio da FIC Estácio, oferencendo a estrutura e avaliando os trabalhos.

Contatos
Coletivojovemliceudoceara@gmail.com 

5 comentários:

  1. êeeeeee
    Pense numa galera massa... Adoro fazer parte desse grupo... CJ-Liceu... Adorooooooooooooo!
    Abração =)

    ResponderExcluir
  2. Eyta que lindo trabalho...!
    Uma articulação partida dos jovens, bom saber disso... vamos entrar em contato com vc's!

    ResponderExcluir
  3. Pense, gosto muito de trabalhar com essa galera...
    Espero que esse trabalho continue...!
    Abração em tds! CJ-Liceu, mais um filho pra mim cuidar! hehe

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz com o trabalho de vcs jovens! E cuidem bem desse menino "CJ-LICEU". Mesmo distante vou está torcendo por vcs e vamos manter o contato, Ok. Desejo muito sucesso meninos do CJ Liceu. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Ola galerinha do ceara, somo vizinhos de estado e tive o prazer de conehcer os CJs do ceara no encontro de juuventude meio ambiente realizada no Rio de Janei em julho de 2009, Sou Daniel CJ do RN e moderado do blog MUDA(Movimento Umarizalense em Defesa Ambiental)
    abaixo segue o endereço
    Olá galera, quantas saudadades. Estou passando para matar as saudades e dizer que a luta contra a degradação do meio ambiente e dos recursos naturais conmtinua, como tambem a luta por uma educação ambiental mais ampla, saudadçoes a todos. Espero nos encontrarmos mais vezes

    Sou Daniel CJ do RN e este é o meu blog:
    http://mauzl.blogspot.com/

    ResponderExcluir